top of page

Você sabe o que está comendo?

Foto do escritor: Cozinhando para elasCozinhando para elas

Hoje vamos lhe ensinar a ler os Rótulos dos Alimentos para que você tenha conhecimento para fazer escolhas alimentares conscientes e saudáveis.


Vamos começar pela lista de ingredientes (geralmente ela está em letras bem pequenas e

em algum local de difícil visualização na embalagem).


Nessa lista os ingredientes estão descritos em ordem decrescente: aquele que aparece em primeiro lugar na lista é o que tem em maior quantidade no produto.


Por exemplo, observe a lista de ingredientes de um chocolate: açúcar, massa de cacau, manteiga de cacau, leite em pó integral, soro do leite em pó, gordura vegetal, glicose, gordura de manteiga, mel, açúcar invertido, castanha-de-caju, emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol, polirricinoleato e aromatizante.


Esse chocolate tem mais açúcar do que cacau, pois o açúcar é o primeiro ingrediente da lista. Além do açúcar, ele tem glicose, mel e açúcar invertido que são outros tipos de açúcar.


E se não bastasse o excesso de açúcar, ele tem gordura vegetal, que é um dos nomes dado a gordura trans (uma gordura produzida pela indústria de alimentos que é muito prejudicial a nossa saúde) e outros ingredientes que nós nem conseguimos identificar como alimento (você sabe o que são todos esses nomes estranhos?).


Mas, pode ficar tranquilo, existem boas opções de chocolate para você consumir. Olha a lista de ingredientes desse outro chocolate: cacau, açúcar, manteiga de cacau e leite.


Poucos ingredientes, só ingredientes que reconhecemos como alimento e o açúcar não é o primeiro da lista. Viu como é possível fazer escolhas mais saudáveis?


Além da lista de ingredientes, é importante entender a Tabela de Informação Nutricional.


- Porção = é a quantidade do alimento utilizada como referência para o cálculo nutricional. Todas as informações indicadas na tabela valem apenas para a porção e não para o conteúdo total do pacote. A porção é informada em peso e em unidades ou medida caseira para facilitar o entendimento.


- VD (valor diário) = é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de calorias e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 kcal.

Vamos a um exemplo: se o valor do VD de sódio é 35%, isso significa que se você comer uma porção desse produto, já vai estar consumindo 35% da necessidade de sódio do dia.


- Mais do que se preocupar com as calorias, você precisa entender de onde elas estão vindo (e isso a lista de ingredientes vai lhe mostrar).


- Prefira aqueles alimentos que tiverem um %VD menor para sódio e gordura saturada, que não tenham gordura trans e que tenham um %VD maior para fibras.


- Gordura trans não tem valor de referência para %VD. O ideal é não consumi-la.


Se você quiser saber mais sobre a gordura trans, clique AQUI.


Da próxima vez que você for as compras, dedique um pouco mais de tempo para ler a lista de ingredientes e a tabela de informações nutricionais. Assim, você conseguirá fazer escolhas alimentares muito mais saudáveis e conscientes.


Com carinho, Gi e Manu







Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page