top of page
  • Foto do escritorCozinhando para elas

Redução de peso na balança não significa emagrecimento!

Se você vive se pesando para ver se engordou ou emagreceu, esse post é para você. Percebemos, principalmente do público feminino, uma relação muito ruim com a balança e uma falta de conhecimento do real significado de emagrecimento!!! Então, para que você não seja mais escrava da balança, leia esse post até o final


Primeiramente, entenda: reduzir peso na balança não é sinônimo de emagrecimento!

Emagrecer é reduzir GORDURA CORPORAL! E você pode perder gordura sem reduzir o seu peso na balança, assim como pode reduzir o peso na balança e não perder gordura.


Ficou confusa? Vamos explicar melhor!


Classificamos nossa composição corporal em duas categorias: peso gordo (gordura corporal) e peso livre de gordura (que é a massa muscular, água corporal, peso ósseo - tudo que não é gordura).


Essas duas categorias, precisam fechar 100%, ou seja, se uma pessoa tem 70% de massa livre de gordura, terá 30% de gordura corporal. Vamos a um exemplo para ficar mais claro:

.

Antônia tem percentual de gordura de 30% e percentual de massa livre de gordura de 70%. Ela treina musculação com o objetivo de aumentar a massa muscular. Durante esse processo, Antônia ganhou peso na balança! Isso quer dizer que ela engordou?


Não necessariamente! É preciso fazer uma avaliação antropométrica para identificarmos o percentual de gordura e o percentual de massa livre de gordura dela. Após a avaliação, Antônia aumentou seu percentual de massa livre de gordura para 75% e reduziu seu percentual de gordura corporal para 25%. Ou seja, Antônia reduziu seu percentual de gordura, mesmo tendo aumentado o peso na balança… isso quer dizer que Antônia emagreceu!!!!


O contrário também é verdadeiro! Você pode reduzir peso na balança, mas esse peso ter sido de musculo ou líquido, assim, o seu percentual de gordura corporal aumenta e seu percentual de massa livre de gordura reduz, ou seja, mesmo com peso a menos na balança, você engordou!


Vamos fazer um combinado? Pare de pirar com o que diz a balança e busque um nutricionista para te ajudar na redução de gordura corporal!


Uma forma legal de avaliar sua composição corporal é através da fotografia e também das suas roupas. Pegue uma peça de roupa que não te serve e use-a como parâmetro para suas mudanças corporais. Se possível, faça registros fotográficos do seu corpo para avaliar sua evolução. Claro que com essas duas estratégias você não terá os valores exatos do %gordura e %livre de gordura, mas no fundo, o que realmente importa é você se olhar no espelho e gostar do que está vendo.


Caso precise de uma nutricionista para te auxiliar e facilitar sua jornada em busca do emagrecimento, fazemos consultas presenciais na cidade de Florianópolis e de forma on-line para qualquer lugar do mundo! Se quiser mais informações sobre nossas consultas, CLIQUE AQUI!


Com carinho,

Gi e Manu

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page