top of page

Fortaleça sua imunidade para combater a candidíase

Foto do escritor: Cozinhando para elasCozinhando para elas

Atualizado: 14 de ago. de 2023

A candida é um fungo que vive normalmente na região vagina, mas, quando presente em grandes quantidades leva ao aparecimento dos sintomas característicos da Candidíase.


Uma maneira de evitar que essa multiplicação exagerada aconteça, é fortalecendo o seu sistema imunológico, assim você terá um "exército" de células de defesa para combater essa proliferação.


Então, coloque em prática essas 8 dicas para fortalecer a sua imunidade e evitar o quadro de candidíase:


1. Descasque mais e desembale menos


Antes de comprar milhares de suplementos, você precisa fazer o básico: comer comida de verdade (frutas, verduras, legumes, ovos, leites, leguminosas, cereais, carnes, aves, peixes, sementes e oleaginosas).

Evite ao máximo alimentos industrializados, cheios de açúcar, sal, gordura trans e aditivos químicos, como corantes, aromatizantes, saborizantes e conservantes. Além de serem pobres em nutrientes, todas essas substâncias alteram a microbiota do intestino (popularmente conhecida como flora intestinal) piorando a imunidade.


2. Cuido do seu intestino!


Pelo fato do intestino ter esse papel de barreira protetora, é fundamental que ele esteja saudável (e quando falamos em intestino saudável, não nos referimos apenas ao fato de funcionar diariamente - apesar disso ser super importante).

Para você saber como cuidar do seu intestino clica AQUI e leia o post “A importância do intestino para sua saúde”.


3. Consuma alimentos fontes de vitamina C


Consuma 2 x ao dia alimentos fontes de vitamina C, como: limão, laranja, bergamota, tangerina, morango, kiwi, acerola, caju e goiaba.

Vale ressaltar que o excesso de vitamina C é naturalmente eliminado pela urina, então não adianta usar suplementos em doses muito elevadas.


4. Consuma alimentos fontes de zinco


Zinco é um dos micronutrientes mais importantes quando se fala em sistema imunológico. As principais fontes de zinco são: ostra, lentilha, aveia, castanha-de-caju, castanha-do-Brasil, gergelim, amêndoa, amendoim, folhas verdes escuras, sementes de abóbora, semente de girassol, grão-de-bico e feijão. Consuma diariamente esses alimentos.


5. Consuma alimentos fonte de selênio


O selênio também é um mineral indispensável para o sistema imunológico. Consuma diariamente alimentos fonte de selênio, como: castanha-do-Brasil, peixes e frutos do mar, outras oleaginosas (nozes, amêndoas, castanha-de-caju), sementes de abóbora e girassol.


6. Consuma alimentos fonte de vitaminas do complexo B


As vitaminas do complexo B estão envolvidas em milhares de reações do nosso organismo. Quando falamos em modulação do sistema imunológico, vamos destacar a piridoxina (B6), o ácido fólico (B9) e a cobalamina (B12).

Consuma diariamente alimentos fontes dessas vitaminas, como carnes (de gado, suíno, aves e peixes), vegetais verdes escuros, frutas e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico).


7. Consuma própolis


Consuma 20 gotas de própolis verde diluído em 100ml de água ao acordar ou antes de dormir (caso você não tolere o sabor do própolis, hoje você encontra esse produto em cápsulas).

O própolis tem ação antiviral, antifúngica, bactericida, cicatrizante, antioxidante e anti-inflamatória.


8. Se exponha ao sol


A vitamina D tem ação sobre o controle de infecções, por isso, ela é fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

A maneira mais eficaz de ativar a Vitamina D é através da exposição ao sol. Cerca de 15 minutos diários, com os braços e pernas expostos, sem o uso filtro solar é o suficiente.



Fortalecer o sistema imunológico é o primeiro passo para se livrar da candidíase. Esse é um dos assuntos que abordamos no “Protocolo Xô Candidíase”, um material onde unimos todo o nosso conhecimento para que você possa acabar com esse incômodo.

Este é o mesmo protocolo que utilizamos no consultório e que já ajudou centenas de mulheres a se livrarem da candidíase. Nele, você terá informações de como prevenir a candidíase, do que fazer na fase ativa, sugestão de cardápio, receitas, suplementos e tratamentos complementares. Essa é a forma natural de se livrar da Candidíase.


Se quiser saber mais sobre o protocolo, CLIQUE AQUI!


Beijos, Gi e Manu


Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page