Emagreça dormindo!
- Cozinhando para elas
- 2 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Você já percebeu que, quando não dorme bem é comum ter mais fome e vontade de doces ao longo do dia? Vamos entender por que isso acontece e buscar soluções para que o sono não atrapalhe o processo de emagrecimento!
Grande parte das nossas clientes nos buscam com o objetivo de emagrecer, perder gordura corporal. Porém, grande partes dessas clientes chegam aos nossos consultórios querendo fazer dietas mirabolantes pois relatam já terem feito de tudo e não conseguem perder peso? Será que já fizeram de tudo mesmo?
A gente costuma dizer que, se você fizer a base bem feita, já conseguirá alcançar 80% dos seus objetivos, os outros 20% são ajustes finos, a cereja do bolo. Mas o que seria a base?
Aquele básico, que todo mundo sabe mas quase ninguém faz: atividade física, consumo adequado de água, de frutas, verduras, legumes, controle de açúcar e bebidas alcoólicas e uma BOA NOITE DE SONO!
Isso mesmo, os distúrbios do sono (dificuldades para pegar no sono, ou acorda na madrugada e não dorme mais, ou acorda inúmeras vezes ao longo da noite ou menos de 5h de sono por noite) levam a um aumento no estresse, na irritabilidade, na compulsão alimentar ao longo do dia, cansaço extremo, falta de atenção nas atividades diárias, baixo rendimento no trabalho, preferência por açúcar e alimentos gordurosos e…..dificuldades para perder peso! Isso mesmo, dormir mal e/ou dormir pouco pode estar dificultando o seu emagrecimento!

Algumas alterações hormonais causadas pela falta de um sono reparador é que estão envolvidas nesse processo. Veja algumas delas:
1) Hormônio do crescimento
É durante o sono que produzimos o Hormônio do Crescimento, mais conhecido como GH. Ele é um dos responsáveis pelo ganho de massa muscular. Quanto mais massa muscular você têm, mais rápido será o seu metabolismo e o processo de emagrecimento. Além disso, é a sua massa muscular que irá evitar que você fique flácida com o emagrecimento. Quando não temos uma boa noite de sono ou dormimos menos do que o necessário, a produção de GH fica deficiente, dificultando o ganho ou manutenção da massa magra.
2) Grelina
É um hormônio responsável por desencadear a sensação de fome. É produzido principalmente no estômago e diversos estudos têm demonstrado que a privação do sono faz com que ele fique aumentado ao longo do dia. Por esse motivo, quanto menos dormimos, mais fome sentimos.
3) Leptina
Produzida principalmente pelo tecido adiposo, é o hormônio responsável por avisar ao nosso cérebro que estamos saciados! Quando estamos em privação de sono, há uma redução na produção de Leptina, reduzindo assim a sensação de saciedade, o que aumenta a fome e consequentemente a ingestão calórica levando ao ganho de peso.
4) Cortisol
Mais conhecido como Hormônio do Estresse, o Cortisol é o responsável por nos fazer levantar da cama todos os dias e ir à luta! Porém, na privação de sono e no estresse temos um aumento na produção desse hormônio e consequente acúmulo de gordura corporal, principalmente na região do abdômen (aquela gordurinha chata de sair, sabe?)
Agora que você entendeu um pouquinho como tudo isso acontece, vamos à soluções?

1ª Tenha uma rotina de sono: horário para dormir e horário para acordar! Temos um relógio biológico que precisa ser respeitado e ter uma rotina é o primeiro passo para um sono saudável e reparador.
2º Desconecte-se! Pelo menos 1h antes do horário de dormir. Enquanto você se mantém trabalhando ou fazendo as atividades de casa, seu corpo continua produzindo cortisol para te manter acordado. A dica é colocar o celular no modo avião, desligar o computador, a televisão e ir para a cama.
3º Faça um chá calmante para te auxiliar a desligar e mostrar para o seu corpo que você está se preparando para dormir. Pode ser um chá de mulungu, camomila, melissa, erva cidreira, capim limão.
4º Desligue todas as luzes (inclusive aquela luzinha da TV, caso você tenha uma no quarto)! O hormônio do sono, conhecido como melatonina, só é produzido no escuro total.
5º Agradeça as coisas boas que aconteceram no seu dia! Se você achar que não aconteceu nada de bom, agradeça ao simples fato de estar vivo e ter uma cama confortável para dormir, e acredite, não há nada de mais valioso do que isso.
6º Se ainda assim o sono estiver relutante em aparecer, coloque uma meditação guiada (lembrando de não deixar a luz do celular atrapalhar), ore, pense em bons momentos e pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro.
Tente seguir essas orientações diariamente, criando como se fosse um Ritual do Sono.
Tenho certeza que com essas dicas você dormirá melhor e ajudará seu corpo a emagrecer naturalmente!
Gostou das dicas? Envie para uma amiga :)
Beijos,
Gi e Manu do @cozinhadoparaelas
Comments