top of page
  • Foto do escritorCozinhando para elas

Diabetes na Menopausa: O que fazer?

”Minha glicemia sempre foi normal, agora que estou no climatério ela aumentou". Escutamos essa fala com frequência no consultório e, um dos motivos para isso acontecer é a queda do estrogênio, que pode levar à resistência à insulina e, consequentemente, ao aumento dos níveis de açúcar do sangue.


A boa notícia é que (antes de pensar em um tratamento medicamentoso), você pode colocar em prática algumas orientações para melhorar esse quadro. Abaixo, listamos algumas orientações que você pode começar a fazer hoje mesmo.


1. Evite ao máximo qualquer tipo de açúcar ou doce (açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar orgânico, açúcar de coco, mel, melado, chocolate, balas, sobremesas, refrigerante, bolos, biscoitos, sorvete ou qualquer alimentos que tenha açúcar na composição)


2. Evite ao máximo farinhas refinadas (farinha de trigo, farinha de arroz, polvilho, fécula de batata, amido de milho, goma de tapioca, farinha de mandioca) ou qualquer preparação feita com essas farinhas (pães, tapioca, macarrão, massas, bolos, biscoitos, torradas, farofas)

Em substituição as farinhas refinadas, utilize: farinha de coco, coco ralado, farinha de banana verde, farinha de casca de maracujá, linhaça, chia, psyllium, farelo de aveia, farinha de quinoa, farinha de grão-de-bico, farinha de feijão branco, farinhas de amendoim, farinha de amêndoas, farinha de castanhas.


3. Evite ao máximo bebidas alcoólicas


4. Prefira consumir frutas ao em vez de sucos de frutas, pois consumindo a fruta, você está ingerindo mais fibras também


5. Inicie a refeição consumindo legumes, verduras e proteínas. Depois, coma os alimentos fontes de carboidratos


6. Faça, no mínimo, 150 minutos de exercícios por semana (5 x 30 minutos)


7. Busque fazer refeições nutricionalmente equilibradas, com alimento fontes de proteínas, boas gorduras, fibras e carboidratos complexos (como batata, batata doce, aipim, mandioquinha, arroz, aveia, milho, quinoa)


8. Você não precisa ter medo de comer cenoura, aboborá, beterraba, batatas e aipim, basta saber combiná-los conforme as orientações do item 7.


Se você precisar de ajuda para colocar essas orientações em prática, saiba que nós podemos te ajudar. CLIQUE AQUI para saber como funcionam nossas consultas. Com carinho, Gi e Manu - nutricionistas do Cozinhando para elas

Comments


bottom of page