top of page
  • Foto do escritorCozinhando para elas

Bebidas alcoólicas: quanto posso ingerir sem atrapalhar o emagrecimento!

Uma das grandes dificuldades das clientes que buscam emagrecer, é o controle da ingestão de bebidas alcoólicas. Sempre surge o questionamento: “Nutri, e a bebida alcoólica? Posso tomar? Que quantidade? Vai atrapalhar o emagrecimento?


Minha resposta é categórica: Sim, vai atrapalhar o processo de emagrecimento!


Mas, beber ou não beber, é sempre uma escolha sua, e se para você, a vontade de ingerir bebida alcoólica é maior do que a vontade de emagrecer, beba, mas pelo menos leve em consideração as dicas que darei até o final deste texto.


O álcool tem o que chamamos de calorias vazias, ou seja, ele tem apenas calorias e nenhum nutriente para o nosso corpo. Pra vocês terem ideia, 1g de carboidrato (que se tornou o vilão para quem está de dieta) tem 4kcal e 1g de álcool tem 7kcal, ou seja, o álcool é ainda mais calórico do que os carboidratos e o pior de tudo, não ajuda a nutrir suas células e nem te dá energia!


O álcool em excesso se acumula no fígado na forma de gordura, levando a um quadro que chamamos de esteatose hepática (popularmente conhecida como gordura no fígado), além de formar gordura fora do fígado também, levando ao aumento de peso e do percentual de gordura corporal e um aumento de gordura abdominal (a famosa barriguinha de Chopp).


Além disso, vale ressaltar que o álcool é tóxico ao nosso corpo, que para se proteger dessa toxicidade, retêm líquido, deixando você mais inchado (a famosa retenção hídrica, muito comum no dia após ingestão de bebidas alcoólicas).


Se, após todas essas informações, você ainda faz questão de ingerir álcool, vamos a algumas regrinhas/orientações:


1. Quanto menos melhor, tente limitar essa ingestão a uma dose, que seria 1 latinha de cerveja, 1 taça de vinho, 1 dose de destilado, sempre 1 dose, independente da bebida!!


2. Evite ingerir uma grande quantidade no mesmo dia. É melhor consumir 1 taça de vinho todos os dias do que tomar a garrafa toda em um único dia, por exemplo. Assim nosso corpo consegue metabolizar todo o álcool ingerido e não precisa transformá-lo em gordura.


3. Intercale a bebida com água para evitar sobrecarregar o organismo, favorecer a eliminação dos compostos tóxicos do álcool e reduzir a retenção de líquidos.


4. Não beba em jejum! Coma alguma coisa antes de beber e, caso belisque algo enquanto ingere a bebida alcoólica, cuide o tipo de alimento e evite as frituras.

Gostou das dicas? Espero que sim! Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários, será um prazer poder te ajudar.


Beijos,

Gi e Manu


Posts recentes

Ver tudo
001.png
bottom of page