Uma das queixas que mais escutamos das mulheres que buscam ter uma alimentação saudável é: eu não tenho tempo de cozinhar. Realmente na correria do dia-a-dia, onde temos vários papéis, é difícil dedicar algumas horas para o preparo das refeições. E quando se tem tempo, muitas vezes estamos cansadas e sem disposição.
Então, a ideia desse post é justamente trazer dicas que vão facilitar o seu dia-a-dia e vão fazer com que você fique menos tempo na cozinha. Vamos lá:
DICA 1 - Planeje o que você vai cozinhar
Para iniciar, elabore o cardápio da semana detalhando as refeições que terá que preparar (sua nutricionista pode lhe ajudar com isso ou no e-Book “Cozinha Saudável” você recebe duas aulas onde te ensinamos a montar um cardápio saudável. Veja mais informações CLICANDO AQUI).
Depois, liste o que irá comprar de acordo com o cardápio planejado, desta maneira você não vai exagerar nas compras e evitará colocar “besteiras” no carrinho, além de tornar sua ida ao mercado muito mais rápida.
DICA 2 - Conserve adequadamente verduras e legumes
Para que esses alimentos durem mais tempo você deve mantê-los na geladeira ou em local fresco. Alguns alimentos, como beterraba, cenoura, chuchu, abobrinha, berinjela, cebola, batata, abóbora e tomate duram mais de duas semana na gaveta da geladeira. Você pode simplesmente guardá-los em saquinhos plásticos e lavá-los antes de utilizá-los.
Já os folhosos (alface, rúcula, agrião, couve, entre outras) devem ser lavados e todo o excesso de água deve ser retirado - isso pode ser feito através de secadores próprios para folhas ou com o uso de papel toalha. Depois, coloque-os em sacos plásticos ou em potes fechados e também armazene na geladeira. Você também pode lavar os folhosos e depois armazená-los em um pote com água. O único cuidado é não encostar o pote no fundo da geladeira, local mais frio, onde as folhas podem queimar, e a cada 3 dias, troque a água.
DICA 3 - Frutas para consumir a qualquer hora
Muitas pessoas acabam comendo somente banana e maçã, pois são fáceis de consumir. Então, para variar as frutas que serão consumidas ao longo da semana, escolha alguns tipos de sua preferência e já deixe elas prontas para o consumo: descasque (quando necessário), pique e coloque dentro de potes fechados na geladeira. Que #orgulhodanutri abrir a geladeira e ver um pote com fatias de manga, outro com rodelas de abacaxi e outro com pedaços de coco. E, caso alguma fruta fique muito madura, congele! Toda fruta madura em pedaços pode ser transformada em deliciosos sucos, smoothies ou vitaminas.
DICA 4 - Reserve um dia para cozinhar
Caso você não tenha muito tempo ou mesmo quer economizar o seu tempo tão precioso, , se organize para em um ou dois períodos preparar as refeições ou adiantar os pré-preparos da semana.
Se você resolver já deixar as refeições prontas, porcione e congele ou deixe na geladeira para consumir em até 5 dias. Prefira utilizar potes de vidro com tampa para guardar os alimentos prontos, pois são mais fáceis de lavar e não contém substâncias tóxicas que podem migrar para os alimentos como os potes plásticos.
DICA 5 - Tenha alimentos pré-preparados
Chegar em casa depois de um dia cansativo e ter que começar a cozinhar “do zero”, muitas vezes desanima e desmotiva. Então, se você já tiver algumas coisas pré-preparadas em poucos minutos pode sair uma jantar maravilhoso:
- deixe os folhosos já lavados e corretamente armazenados
- alguns alimentos que serão consumidos crus podem estar prontos para o consumo, como tomates cortados em rodelas, cenouras ralada e repolho picado
- alguns alimentos que você vai refogar, assar ou cozinhar também podem já estar lavados e cortados, como o brócolis, couve-flor, abóbora, abobrinha, cenoura, repolho e couve
- deixe a salsinha, a cebolinha e o alho-poró picados e congelados
- deixe o alho picado em um pote com azeite de oliva na geladeira
- deixe a cebola picada (armazene na geladeira por até 3 dias ou congele)
- as carnes, aves, suínos ou peixes você já deixar cortado e porcionado de acordo com a preparação que vai fazer
- feijão, lentilha, grão-de-bico, arroz e quinoa em grãos são alimentos que podem ser preparados em maior quantidade, porcionados e congelados
- algumas opções de molhos, como molho de tomate e molho pesto também podem ser preparados em maiores quantidades para serem congelados
DICA 6 - Compre alimentos que facilitam o seu dia-a-dia
Eu sou adepta da praticidade. Então, aqueles alimentos prontos que facilitam ainda mais o nosso dia-a-dia são super bem vindos. Vou compartilhar uma lista do que sempre gosto de ter em casa:
ovos
atum e sardinha em lata (comprar no óleo e descartar o óleo ao consumir)
passata (aquele molho de tomate pronto, que na lista de ingredientes diz apenas: tomate e ácido cítrico) ou tomate pelado
ervilha e milho congelados
grão-de-bico congelado ou em conserva (comprar aquele que diz apenas: grão-de-bico e sal na lista de ingredientes)
brócolis e espinafre congelados
Gostou das dicas? Se sim, CLICA AQUI, preencha o formulário disponível nesta página e assista a aula gratuita “Aprenda a economizar tempo e dinheiro na cozinha”.
Tenho certeza que essas dicas vão facilitar muito o cuidado com a sua alimentação e da sua família.
Beijos,
Gi e Manu
Comments